CHAPTER 9
“Chapter 9” celebra os 20 anos de carreira de Ed Motta
Aproveitando a data, Ed sai em turnê pelo país, no repertório seus principais hits e inéditas do novo álbum

A sonoridade, o talento e a criatividade de Ed Motta estarão mais presentes que nunca em seu nono trabalho. Diferente de tudo o que já realizou até aqui, em Chapter 9, o multiinstrumentista toca com intimidade todos os instrumentos presentes no disco. O resultado é um trabalho singular, todo em inglês e sem pretensões de provar nada a ninguém.

Para comemorar o lançamento do álbum e os 20 anos de carreira, Ed Motta sai em turnê pelo país. O repertório é composto pelos hits que marcaram a sua carreira: Colombina, Fora da lei, Espaço na van, Manue, além das inéditas The man from the oldest building; You’re supposed to...; St. Christopher's last stand; Twisted blue e The runaways.

O novo álbum já esta nas lojas, mas pode ser baixado gratuitamente pelo projeto Álbum Virtual Trama (www.albumvirtual.trama.com.br). Pelo site, é possível baixar todas as músicas, encarte e imagens dos 20 anos de carreira do músico. O conteúdo disponibilizado não possui proteção DRM, ou seja, ao baixar o conteúdo o usuário pode deixar no computador, colocar em um CD, no pen-drive ou em outras mídias.

Chapter 9 é inclassificável. Tem alma própria. Não é pop, mas as canções colam na cabeça. Chapter 9 é o inesperado, mostra um lado desconhecido de Ed ao seu público. As pessoas precisam estar preparadas para o inesperado”, declara o produtor, músico e compositor Alexandre Kassin.

Carreira -

Nesses 20 anos de estrada, Eduardo Motta construiu bem mais que uma carreira. Consolidou um importante capítulo da história da música brasileira, que teve início no fim dos anos 80. Ed despontou na cena carioca como cantor e um dos compositores e produtores do Conexão Japeri. No homônimo disco de estréia, de 1988, as canções Manuel, Vamos Dançar, Baixo Rio e Um Love surgiam como sucessos que o acompanhariam ao longo da vida. Ed tinha 16 anos. Hoje, o cantor, compositor, arranjador e produtor de trânsito internacional tem uma trajetória invejável. São 13 álbuns lançados, sendo nove de inéditas e quatro coletâneas, além de trilhas, singles, participações especiais e outros projetos e uma carreira sólida e de sucesso em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

Em seu estilo, sem abrir mão da veia funk-soul, tritura influências que vão do jazz à canção brasileira, das trilhas sonoras de Hollywood ao rock, da música clássica aos standards americanos, da bossa nova ao reggae. O resultado desta amálgama de referências já é reconhecido no mundo todo. Em estúdios e palcos, Ed já trocou experiências com músicos como Roy Ayers, Chucho Valdés, Jean-Paul "Bluey" Maunick (líder do Incognito), Ryuichi Sakamoto, Paul Griffin, Bernard Purdie, Bo Diddley, Ed Lincoln, Miltinho, Mondo Grosso, Marcos Valle, João Donato, Dom Salvador, entre tantos outros.

Além das parcerias com músicos consagrados, Ed imprimiu sua marca também no cinema, ora criando trilhas inesquecíveis para longas como Pequeno Dicionário Amoroso, de Sandra Werneck, e Caixa Dois, de Bruno Barreto; ora emprestando sua voz a canções para clássicos da Disney, como Tarzan e O Corcunda de Notre Dame. O teatro também se rendeu à sua musicalidade. Em 2007, Charles Möeller e Cláudio Botelho escreveram "7 - O Musical", peça baseada nas músicas de Ed Motta. Depois do sucesso da estréia, “7” volta aos palcos do Rio de Janeiro este mês.
MÚSICAS
01. The Man From The Oldest Building
Musica: Ed Motta Letra: Ed Mota e Claudio Botelho

02. You’re Supposed To …
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

03. Twisted Blue
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

04. The Runaways
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

05. St. Christopher’s Last Stand
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

06. Tommy Boy’s Big Mistake
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

07. The Sky Is Falling
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

08. The Caretaker
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

09. Georgie And The Dragons
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher

10. Ikarus On The Stairs
Musica: Ed Motta Letra: Robert Gallagher