JÓIA RARA AO NORTE DO RHÔNE
São Paulo, sexta, 10 de julho de 1998

Os vinhos feitos com a uva Viognier são das boas coisas que devemos experimentar pelo menos uma vez. Personalidade aqui é o que não falta -sempre ricos em aromas frutados, lembrando damascos. A região onde essa uva atinge seu apogeu é Condrieu, ao norte do Rhône.
O Rhône é uma região onde podemos realmente falar de custo-beneficio, degustando coisas sérias de chorar. O Condrieu é uma raridade devido à pequena produção, e por isso seus preços são mais salgados do que um bom Hermitage branco, por exemplo.
No Brasil, encontramos boas chances para mergulhar nesse assunto. Dentre os que já experimentei, destaco o Condrieu seco, do produtor René Rostaing, conhecido pelos seus maravilhosos Côte-Rôtie, mas que produz em pequenas quantidades este belo vinho com aromas de pêssego, erva-doce e paladar elegante. Além do "rei do Côte-Rôtie", Guigal, que, mesmo nos vinhos que apenas engarrafa, deixa a marca de seu cuidado, em aromas de frutas tropicais maduras e, na boca, um final gostoso de coco.
Mas, infelizmente, não provei o La Dorianne, que seria o Grand Cru dos Condrieu de Guigal.
Quando se fala em Viognier e Condrieu, o nome Chateau-Grillet é palavra mágica. Já faz tempo que procuro o Chateau-Grillet, mas sempre sem sucesso. Agora finalmente chegou ao Brasil. Esse vinho é um dos raros casos de "appelation contrôlée" de só um produtor, como Palette na Provence.
Diferente da maioria dos Condrieu, que não devem envelhecer mais do que três anos, o Chateau-Grillet, segundo o proprietário André Canet, pode envelhecer dez anos ou mais. Sinceramente, esse foi o melhor Viognier que já degustei, com aromas exuberantes de peras, pêssego, damasco, lavanda e sabor intenso.
Agora, se você quer conhecer um dos melhores "best buys" em vinho branco, experimente a versão que Jacques Seysses (Dujac) fez na Provença, o Domaine de Triennes, que se mostra superior a alguns Condrieu. Quanto a acompanhamento, fala-se que a Vionier não gosta de dialogar com nada. E que vai bem como aperitivo.