MÚSICA
O som de Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz

Fotos Soromaia Brito

A formação da orquestra baiana:...

...doze sopros e cinco percussões
Não é de hoje que não estou conectado com a música do meu tempo. Salvo raríssimas exceções, o que se produz de música hoje me parece menos interessante, desafiador. Semana passada descobri no site My Space um acontecimento musical na Bahia com a força de criação dos grandes e abençoados: trata-se do Letieres Leite e a Orkestra Rumpilezz (com k mesmo, como o original grego, e também como Sun Ra gostava de usar). Letieres Leite é um grande mestre. Compositor e arranjador brilhante, saxofonista e flautista na minha escola favorita: sax com sonoridade à la Joe Henderson e flauta à la Yusef Lateef.

Letieres dá seqüência ao que foi proposto brilhantemente pelo mestre Abigail Moura e a Orquestra Afro-Brasileira nos anos 40 e 50 (o raro LP é de 1968): unir uma orquestra de sopros com um grupo de percussão detalhado e aprofundado na cultura afrobrasileira. A orquestra é formada por doze sopros e cinco percussões e soa de uma maneira que ultimamente só escuto nos discos antigos. Assim como temos nos vinhos a bobalização dos superconcentrados, com bebidas doces e com madeira que um cupim adoraria se esbaldar, na música quando a bússola está apontada para um caminho tecnicamente mais complexo a preguiça autoral tem reinado. Sai muito disco instrumental com mentalidade de disco comercial, tanto na forma arrumadinha de tocar engessada quanto no repertório com direito a regravações de músicas manjadas em vez de algo autoral. Esse não é o caso do baiano Letieres Leite e sua orquestra.

O mestre Letieres Leite em ação:...

...compositor e arranjador brilhante
O perfume musical da Orkestra Rumpilezz me remete a muitas coisas que adoro: Moacir Santos, Sun Ra, Pharoah Sanders, os jazzistas afrocentristas dos selos Strata-East, Black Jazz, Tribe, Theresa nos anos 70 como Charles Tolliver e o pai do cineasta Spike Lee, o genial arranjador, compositor e baixista Bill Lee.

No mundo dos colecionadores de vinil o escaninho da Orquestra Rumpilezz seria "Spiritual Jazz". Os japoneses, que são os colecionadores mais barra-pesada, publicaram um livro-catálogo de discos de spiritual jazz. Com certeza na próxima edição eles estarão lá... Os japoneses não são brincadeira, sou fã deles total.

O ano de 2007 é a safra perfeita de Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz e os ouvidos atentos do mundo reconhecerão rápido essa obra maravilhosa.

O som remete a Moacir Santos, Sun Ra, Pharoah Sanders....

...a jazzistas dos selos Strata-East, Black Jazz, Tribe
Nas faixas abaixo, uma amostra do talento de Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz:
• Anunciação
• Temporal
• Alafia