VINHOS
Franceses surpreendentes de preços acessíveis

Fotos Ed Motta

Bouillabaisse, sopa de frutos do mar típica da Provence, casou perfeitamente com o branco Cuvée Tradicion 1996, da região do Jura: quase choreiSexta-feira passada tive uma tarde memorável na loja-restaurante do Club Du Taste-Vin, na Barra. Já não é de hoje que o fundador e selecionador dos vinhos, François Depuis, surpreende com achados de verdadeiro custo-benefício. Eu freqüentei muito a loja no Centro do Rio e tenho sempre boas lembranças de vinhos menos conhecidos da terra abençoada pelo assunto, a França.

Ollivier G.Collin, que é franqueado do Rio, organizou com François uma degustação antes de mais nada agradável e com ótima comida e vinhos com originalidade.

Começamos com um block de foie gras no ponto certo de cozimento, e um vin de pays branco muito bom, o Cadets de Gourmier 2003, do Maurice Barnouin, e que melhorou ainda mais quando perguntei o preço: 25 reais! Em seguida, uma deliciosa bouillabaisse (sopa de peixes e frutos do mar típica da Provence) acompanhada de um vinho que fiquei alucinado, sonhei, quase chorei!!! Um branco do Jura, o Cuvée Tradicion 1996, do produtor Baud. Um vinho com a uva típica do Jura, a savagnin, com uma pequena adição de chardonnay, e ainda o método lento, tradicional que lembra Jerez e cerveja gueuze tipo a Cantillon (leia aqui). Os tanques ou barris ficam abertos para contato com as bactérias do ar (como bem lembrado por um atento leitor, "as" bactérias...) formando uma película que protege da oxidação, gerando um dos vinhos mais interessantes que ainda são produzidos dessa forma. Quando vejo a animação das pessoas aplaudindo uma vinícola com grandes investimentos tecnológicos, é sempre o momento de abrir um vinho como esse do Jura, que anda na contramão do banal, comercial, maneirista e tal.

No nariz, uma explosão de nozes, amêndoas; na boca, uma untuosidade infinita. Já entrou na minha lista de melhores de 2007 e com certeza é um dos melhores e mais complexos vinhos brancos do mercado brasileiro. Está delicioso, safra 96, pronto, mas é estilisticamente um branco de longa guarda. É vinho para uns bons vinte anos de boa vida. Esse vinho custa apenas 75 reais, isso me deixou suando, tem nível de vinho de mais de 300 reais! Eu nunca comento de preços por aqui, por que coluna de "perfil do consumidor", "serviço", não é nem um pouco o meu foco. Eu quero falar do Vallontano, que custa 25 reais, até o Montrachet DRC, que infelizmente fica na faixa de 7.000 reais. A idéia é a celebração hedonista independente do custo, e, claro, sempre rezar para ser convidado para beber os canhões!

Givry "Champ Nalot" 2004 : aromas de caça e boa fruta L de La Louvière 1994: adoro Bordeaux branco!

Na seqüência veio um coelho com mostarda e um ótimo custo-benefício de borgonha tinto, um Givry "Champ Nalot" 2004 (um Côte-Chalonnaise) do produtor Laurent Parize. Aromas de caça intenso e boa fruta na boca. Neste momento experimentei uma das grandes revelações da visita: o segundo vinho do famoso Bordeaux de Pessac-Léognan La Louviere, o L de La Louvière branco 1994! Uvas sémillon e sauvignon blanc. Adoro Bordeaux branco e me esqueço de apostar mais. Ao contrário dos tintos, que são sempre corretos, eu sempre me surpreendo com os brancos de Bordeaux - são sempre melhores do que eu esperava. Esse está pronto, para muitos gostos algumas garrafas podem estar evoluídas demais. Eu adoro o branco nesse ponto, fica uma fruta tropical infinita na boca. Ideal para uma vitela, frango ou mesmo o coelho com mostarda que degustei. A combinação se deu melhor com esse bordeaux branco.

Monthelie 1997: interessante, mas gostei mais do Givry
Fechamos com um beef bouguinhone e um Monthelie (Côte de Beaune) interessante de Jacques Parent 1997, boa fruta, muito morango no nariz, mas gostei mais do Givry.

O bistrô do Club Du Taste-Vin tem atmosfera aconchegante, um fundo para um jardim. Como eu sempre digo, lugares perfeitos para fazer de tudo a mais, comer a mais e beber até chorar.

Vive la Barra!

ONDE COMPRAR

• Club Du Taste Vin
Rio de Janeiro - Avenida Armando Lombardi 800, loja H, Edifício Condado de Cascais, Barra da Tijuca. Tel: (21) 2491-1200 / 2494-7648
São Paulo - Alameda Itu,1415, Jardins, São Paulo
Tel.: (11) 3086-1918
www.tastevin.com.br/