CONCERTO
A música de cinema do mestre Morricone
O maestro Morricone: o Barolo das trilhas sonoras
No índice do Manual da Boa Vida o nome do maestro Ennio Morricone vem escrito em negrito e sublinhado. Essa semana o maestro italiano visita o Brasil pela primeira vez e eu não posso acreditar que não vou ao concerto... Tenho show no mesmo dia... Nos últimos anos, Morricone tem sido um dos artistas que mais admiro, pesquiso e coleciono. Adoro música de cinema e Morricone é um capítulo à parte no gênero. A grande diferença de Morricone em relação a maioria dos outros "trilheiros" lendários está na liberdade estética em misturar sua formação tradicional com elementos que seriam proibitivos aos segregacionistas das batutas...

O tema de Cinema Paradiso é lindo e perfeito mesmo, essa doçura aparecia na trilha de Sacco e Vanzetti também, apesar de o filme tratar de um assunto mais pesado. Mas a música do mestre tem várias faces. A atmosfera de Morricone costuma ser também soturna, densa. A alegria surge quase como agonia.

Escolhi dez trilhas do mestre que visitam minha vitrola com freqüência.

(Clique no nome das músicas para ouvir um trecho).

1 Cittá Violenta -Essa é das minhas favoritas, a primeira vez que ouvi jurava que era alguma coisa dos anos 80. Muito à frente, a trilha é de 1970!

2 Ad Ogni Costo - Engraçado, a imprensa local não se dar conta dessa trilha que daria mais profundidade para aquela velha perguntinha cretina que sempre é feita aos artistas internacionais: O que você conhece da música brasileira?

3 Veruschka - Harpa, cravo, celesta. Morricone pode fazer esses instrumentos soarem com os temperamentos mais diversos.

4 Il Serpente - Morricone goes funky!!!

5 Revolver - As trilhas policiais dele são sempre brilhantes.

6 Le Foto Proibite Di Una Signora Per Bene - Morricone tem influência da bossa-nova em várias trilhas. Bossa-Morricone. Será que ele conhece música brasileira?

7 Barbablu - Essa trilha tem densidade e leveza assim como um bom Barolo, meu vinho favorito da Itália.

8 Giu´ La Testa - Outra das minhas favoritas, essa trilha composta para Sergio Leone.

9 Metti Una Sera A Cena - Um dos hits com pegada pop-bossa, que geralmente não falta nos concertos de Ennio Morricone.

10 Indagine Su Un Cittadino Al Do Ogna Secreto - Adoro o cravo um pouco desafinado. Adoro instrumentos desafinados. Afinado com o quê?

Estou torcendo que eu consiga ver pelo menos o ensaio e quem sabe levar meus discos para o mestre autografar.

Mas, de consolo, no sábado preciso um Barolo de ano bom e pronto para beber. Viva maestro !