COMIDA E BEBIDA
Luz do sol, o suco

Fotos Ed Motta

Universo Orgânico: templo da comida saudável
Nos últimos dois anos escuto falar bastante dos efeitos milagrosos para saúde do suco da luz do sol. Um suco de hortaliças, legumes e grãos germinados que exige paciência para o preparo (clique aqui e aprenda). Os efeitos para saúde são profundamente benéficos, melhorias físicas de pessoas com leucemia, Parkinson, hepatite, aids, fadiga crônica, diabetes e alta prevenção e possível cura do câncer segundo os estudiosos da alimentação saudável.

A base conceitual está no suco da grama do trigo, defendido pela doutora Ann Wigmore (1909-1994) "deixe a comida ser sua medicina" é o lema já apregoado por Hipócrates, o pai da medicina. A professor do Departamento de Artes da PUC-Rio Ana Branco é a Madame Leroy do assunto. Todas as procuras na internet que fiz sobre o suco e alimentação viva mostram Ana como uma personalidade importante para o desenvolvimento dessas idéias por aqui.

Suco da luz do sol: hortaliças, legumes e grãos germinados

O grande templo no Brasil do assunto comida viva, super alimentos e sucos de saúde é o empório e restaurante Universo Orgânico, no Leblon, Rio de Janeiro. Os irmãos-proprietários, Tiana e Zuka, falam sobre alimentação saudável com paixão contagiante. Além do suco da luz do sol, eles têm a mais complexa carta de sucos com misturas que fariam grandes chefs se inspirarem. Os "shakes" tem textura deliciosa, feitos com leite de castanha e algas marinhas, adicionado de várias frutas e ervas. A sensação de prazer para mim é a mesma de milhares de alimentos proibidos para a saúde que sou viciado, como porquinho à pururuca. Felizmente gosto não "só" porque faz bem, mas por ser um curioso pelos sabores. A coluna é boa vida no sentido bon-vivant e não necessariamente saudável. Curiosamente, o saudável também interessa minhas papilas gustativas.

Espaguete de abobrinha com "queijo virtual": feito de macadâmia
Comi todos os pratos do cardápio do Universo Orgânico ao longo dessa semana, todos superalimentos, com grãos germinados e deliciosos. Destaco o cracker de alecrim com amêndoas germinadas para acompanhar o patê de alho-poró. A sopa de cogumelo é perfeita, e a de tomate gelada, quase um gaspacho só que de consistência mais firme. Almôndega de quinua com molho de cenoura e gengibre combina com perfeição com chás do tipo Oolong chineses - provei em casa duas vezes. Meu prato favorito da casa é o espaguete de abobrinha ralada finíssima com molho de tomate, caju e um interessante "queijo virtual" feito de macadâmia.

Frutas e legumes à venda no empório: diversidade de sabores
As sobremesas surpreendem ainda mais, as melhores do mundo vegetariano saudável que conheço. Apesar de não ser um fanático por chocolate, a mousse de cacau e o brigadeiro de alfarroba saciam a saúde e os desejos infantis com perfeição.