BEBIDA
O chá da longa vida que vem da África do Sul

De cor avermelhada, o Rooitea é febre no Japão e na Europa

Puro sem misturas: meu favorito
O chá que me instigou a pesquisar sobre o assunto foi na realidade uma infusão que não faz parte da família do que pode ser tecnicamente chamado de chá, não é oriundo da planta Camellia sinensis. A infusão em questão é das savanas da África do Sul, o delicioso Rooitea, conhecido também como Rooibos ou Red Bush.

Descoberto há mais de 300 anos na região de Cape Town, na África do Sul, o Rooitea é febre de consumo no Japão e na Europa. Os japoneses o chamam de "chá da longa vida".

Para quem tem problema com a cafeína da Camellia sinensis dos chás branco, verde, oolong e preto o Rooitea é uma ótima opção, já que não tem cafeína. Uma infusão pode ser consumida o dia inteiro, quente ou gelada.

Plantação nas savanas da África do Sul: há mais de 300 anos
O processo de produção do Rooitea lembra os chás tradicionais, fermentado e secado com a luz do sol - a diferença é que usam máquina de cortar tabaco na finalização. Aliás, o Rooitea lembra muito fumo de cachimbo, um aroma adocicado.

Blend: sem cafeína
No Brasil, a Tee Gschwendner importa não só o Rooitea puro sem misturas, que é o meu favorito, mas também os aromatizados com frutas. Alguns são ótimos: o de amora silvestre é muito bom, morango com pimenta interessante, os meus favoritos dos blends são os com raspas de coco, o de caramelo e o the best com baunilha.

No preparo, ferver a água até 85º. Em seguida, deixar 5 minutos em infusão. Mais tempo se perde a sutileza.

A infusão é bem avermelhada - por isso chamam também de chá vermelho - , e os aromas são ricos. Fora o fumo de cachimbo, o Rooitea puro sem frutas tem uma nota de tomate, levemente apimentada.

Os benefícios para a saúde são muitos, ansiolítico natural, alergias de pele, problemas estomacais, gases, pedras no rim e o que para mim é a mágica do Rooitea: melhora a qualidade do sono sensivelmente. Tenho dificuldade para dormir, e quando não janto pesado e bebo Rooitea durmo de 7 a 8 horas, o que no meu caso é motivo de festa.

É minha bebida oficial para assistir filmes de noite. O problema é que depois do filme sinto uma fome incrível! Então, babau soninho.